Redes Sociais da Guarda-Mirim

Redes Sociais da Guarda-Mirim de Frutal/MG



Site

Site
Clique e acesse o "site" da Guarda-Mirim

Facebook, clique e acesse

Facebook, clique e acesse
Clique e acesse o facebook da Guarda-Mirim

Blog da Guarda-Mirim, clique e acesse

Blog da Guarda-Mirim, clique e acesse
Clique e acesse o blog.

Pesquise neste blog

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Frutal é exemplo de qualidade na merenda escolar

Diante de uma crise nas escolas públicas do país deflagrada pela grande mídia nesta semana, uma parceria entre a Secretaria de Comunicação e Secretaria Municipal de Educação resolveu mostrar como é a realidade da merenda escolar do município. Sem nenhum aviso prévio, um trio formado pela nutricionista Fernanda Vieira Miziara, contratada pela Prefeitura para cuidar da merenda, o secretário municipal de Comunicação Éder Mendes e o assessor de imprensa Samir Alouan, visitaram as duas maiores escolas da cidade para ver o que era servido aos alunos, como era o processo de armazenagem e cozimento dos produtos e quais os padrões de limpeza adotados pelas serventes. O resultado dessa visita realizada na tarde de terça feira, 10, é esse relatório em forma de material jornalístico que foi reproduzido pelos principais jornais da cidade.

De forma espontânea, esta matéria apresenta relatos de pais, alunos professores e profissionais ligados diretamente com a alimentação dos alunos, em sua grande maioria crianças de até 11 anos de idade.

Cuidar com qualidade da alimentação de mais de 5 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino é  uma das mais difíceis tarefas imposta ao secretário de Educação, o professor José Luiz de Paula e Silva, responsável pela pasta desde o primeiro mandato da prefeita Ciça, ainda em 2005.  São toneladas de alimentos todos os meses e um rodízio diário de cardápios diferentes para cada escola, atendendo a necessidade nutricional de cada grupo de alunos. Em cada escola uma realidade diferente é encontrada, mas em todas há um padrão a ser seguido que inclui arroz, feijão, carnes, saladas e sobremesas. No dia em que esta reportagem foi feita as duas escolas serviam frutas. “Há uma preocupação com relação a merenda escolar muito diferente do que acontecia em outros anos.  Desde que a prefeita Ciça assumiu a Prefeitura foi formado um conselho de alimentação escolar, que cuida exclusivamente deste assunto”.

Uma nutricionista contratada pela Secretaria fica exclusivamente a disposição da merenda escolar nas escolas da rede municipal de ensino, acompanhando desde aquisição dos produtos até a chegada do alimento no prato de cada aluno. Para preparar o cardápio e comprar os alimentos, as escolas municipais seguem um protocolo estabelecido em lei, onde os alimentos adquiridos tem que estar de acordo com o que é exigido para nutrir de verdade as crianças. Esse cenário em Frutal destoa de muitas cidades mostradas em uma reportagem especial do programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo. Em várias cidades, os prefeitos aderiram a uma modalidade chamada terceirização da merenda escolar, tirando da Prefeitura a responsabilidade pela alimentação dos alunos.

Desde 2005, quando Ciça assumiu seu primeiro mandato, Frutal se transformou, ficou maior e a demanda por vagas na rede municipal também cresceu. Atualmente, a Prefeitura de Frutal oferece merenda escolar a 5.100 alunos, compreendendo a educação infantil, o ensino fundamental e a alfabetização de jovens e adultos. São 15 escolas que compreendem a educação infantil e ensino fundamental e mais os CEMEI – Centros Municipais de Educação Infantil, antigas creches que ficaram sob a responsabilidade da administração. Para fazer toda esta engrenagem funcionar é preciso um processo que envolve muito trabalho. Existe um convênio do município com o governo federal, que repassa por aluno R$ 0,30, valor que não compreende o total que é preciso ser investido na merenda, precisando de uma complementação ampla por parte do município. “Quase que o dobro deste valor é compensado na conta da prefeitura para que se faça a aquisição dos alimentos, considerando ainda que toda manutenção, gastos com o gás, energia e pessoal também é por conta da Prefeitura de Frutal”, revela o secretário de Educação José Luiz.

Outro bom exemplo de como melhorar a qualidade da merenda servida aos alunos é um projeto realizado através de uma parceria das secretarias de Educação e de Agricultura.  Boa parte do que é servido aos alunos vem da agricultura familiar. São verduras, legumes e frutas produzidos por pequenos produtores frutalenses.

Tanta dedicação à merenda escolar deu ao secretário José Luiz e ao município de Frutal o mais importante prêmio da área, o de Gestor Eficiente em merenda escolar, oferecido pelo FNDE, um fundo ligado ao Programa Fome Zero, do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário